Economia
Nova pesquisa mostra insatisfação dos americanos com a economia sob Trump
Uma recente pesquisa do Wall Street Journal indicou que, por uma diferença de 15 pontos porcentuais, uma maior parcela dos eleitores considera a economia fraca em vez de forte, mostrando uma piora em relação a julho, quando a diferença era de apenas 4 pontos percentuais.
Quase metade dos eleitores acredita que a economia piorou no último ano, enquanto apenas 35% vêem melhorias. Isso revela uma contínua divergência entre indicadores econômicos tradicionais, como inflação e crescimento, que têm mostrado números relativamente positivos, e a percepção negativa prevalente entre o público.
Esses resultados representam alertas para o Partido Republicano, já que os eleitores percebem que Donald Trump tem concentrado sua atenção em questões externas e outros temas, deixando de lado preocupações imediatas como o aumento dos preços e o estado geral da economia.
No entanto, o apoio entre os seguidores mais fiéis de Trump permanece forte: cerca de 92% daqueles que votaram nele em 2024 mantêm uma avaliação positiva, com 70% aprovando de forma enfática, conforme apontado pela pesquisa do WSJ.
Enquanto 45% dos entrevistados aprovam a gestão econômica do presidente, 54% manifestam desaprovação, aumentando a diferença para 9 pontos percentuais em comparação com 6 pontos na pesquisa anterior, realizada em julho de 2025.
Apesar de recentes propostas do presidente voltadas à acessibilidade, mais pessoas desaprovam do que aprovam como ele está lidando com a inflação, com uma diferença de 17 pontos percentuais, piorando o desempenho registrado em julho, que foi de 11 pontos percentuais.
A pesquisa foi realizada entre 8 e 13 de janeiro com 1.500 eleitores registrados, que participaram mediante contato telefônico, mensagens de texto, ou pela internet. A margem de erro para o total da amostra é de aproximadamente 2,5 pontos percentuais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login