Conecte Conosco

Mundo

Equador envia 10 mil soldados para combater narcotráfico

Publicado

em

Na última sexta-feira (16), o Equador despachou 10 mil soldados para três províncias localizadas na costa do país, visando reforçar o combate à violência provocada por grupos do narcotráfico.

O governo do presidente Daniel Noboa demonstra firmeza em seu esforço para enfrentar esses grupos criminosos, especialmente em um momento em que o país registra níveis recordes de assassinatos e outras formas de violência.

Centenas de soldados de forças especiais desembarcaram no aeroporto de Guayaquil para somar forças nas operações de segurança nas províncias de Guayas, Manabí e Los Ríos, conforme declarado pelo general Mauro Bedoya, da Força Aérea do Equador. A disputa entre organizações do narcotráfico, associadas a cartéis internacionais, tem se intensificado nessas regiões, motivada pela rivalidade no controle do tráfico de drogas.

Há cerca de dez anos, o Equador era considerado um país pacífico, mas atualmente apresenta a maior taxa de violência da região, com 52 homicídios por 100 mil habitantes em 2025, o que equivale a um assassinato a cada hora, de acordo com o Observatório Equatoriano de Crime Organizado.

O general Bedoya também informou que soldados chegaram a Manta, porto pesqueiro mais importante do país, onde os índices de violência também são elevados.

Frente ao aumento dos homicídios nos últimos dias, Daniel Noboa cancelou suas férias para se reunir com ministros da segurança, além de líderes militares e policiais na sede da Presidência da República.

A região histórica de Quito está sendo mantida sob rigorosa vigilância. Um comunicado do Ministério da Defesa afirma: “A prisão ou o inferno para quem ameaçar a segurança.” O ministro Gian Carlo Loffredo determinou que o comando militar opere por tempo indeterminado a partir de Guayaquil, onde são intensificadas as fiscalizações nos portos estratégicos usados pelo narcotráfico.

Geograficamente, o Equador está situado entre a Colômbia e o Peru, que são os maiores produtores mundiais de cocaína.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados