Economia
Mercosul mira novos acordos com Emirados Árabes e China
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, declarou que o Mercosul está totalmente aberto para firmar novos acordos comerciais. Essa afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada hoje (17), logo após a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
Peña destacou que os países fundadores do bloco, assim como os que estão em vias de adesão, demonstram grande disposição para aumentar a integração econômica. Há cerca de um ano, um compromisso similar foi firmado entre o Mercosul e Singapura.
“Nosso processo de integração está apenas começando. Estamos fazendo progressos em um acordo de livre comércio com os Emirados Árabes Unidos. Também estamos atentos a possíveis acordos com o Japão e a Coreia do Sul. Além disso, a Ásia é uma prioridade, especialmente a China, que é um parceiro estratégico para todos os países da América Latina e do Mercosul”, explicou.
O presidente do Paraguai também mencionou o interesse do bloco em expandir relações comerciais com a Indonésia e o Vietnã, além de avançar em um acordo de complementação econômica com o Canadá.
Ele enfatizou que os países do Mercosul reconhecem que a integração econômica, a colaboração internacional e o multilateralismo são essenciais. Vivemos tempos desafiadores, com muitas incertezas que antes não existiam, o que exige ainda mais ambição e visão para o futuro que queremos construir.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login