Conecte Conosco

Mundo

Incêndios no sul do Chile deixam 15 mortos e mais de 50 mil evacuados

Publicado

em

As autoridades confirmaram neste domingo (18) que 15 pessoas perderam a vida e mais de 50.000 foram retiradas de suas casas devido aos graves incêndios florestais que ocorrem no sul do Chile.

Os incêndios impactaram as regiões de Ñuble e BíoBio, localizadas aproximadamente a 500 km ao sul da capital, Santiago, conforme informou o ministro da Segurança, Luis Cordero, durante entrevista à imprensa.

As chamas tiveram início na tarde de sábado, em um período de verão no hemisfério sul, caracterizado por temperaturas elevadas e ventos fortes, que contribuíram para a rápida propagação dos incêndios, destruindo várias comunidades durante a madrugada.

O ministro do Interior, Alvaro Elizalde, descreveu a situação como um desafio severo, destacando a complexidade do cenário atual.

Nesta madrugada, o presidente chileno, Gabriel Boric, declarou estado de catástrofe nas regiões afetadas de Ñuble e Biobío, o que permite o controle das áreas pelas Forças Armadas.

Gabriel Boric comunicou em sua conta no X que, diante da gravidade dos incêndios, tomou a decisão de decretar estado de catástrofe, mobilizando todos os recursos disponíveis para enfrentar a emergência.

Nos últimos anos, o Chile tem enfrentado incêndios florestais severos na zona centro-sul do país.

No início de fevereiro de 2024, múltiplos incêndios iniciaram simultaneamente nos arredores de Viña del Mar, a cerca de 110 km de Santiago, resultando em 138 fatalidades, de acordo com informações recentes do Ministério Público.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados