Mundo
Irã anuncia retorno gradual da internet e perdão para jovens manifestantes ‘enganados’
O fornecimento de internet no Irã será restabelecido progressivamente ao longo desta semana, após um período de 11 dias sem acesso, conforme informado nesta segunda-feira (19) por um representante iraniano. Paralelamente, as forças de segurança ofereceram um tratamento mais brandamente aos jovens que participaram dos protestos antigovernamentais sem pleno entendimento da situação.
Hossein Afshin, vice-presidente iraniano de Ciência, Tecnologia e Economia do Conhecimento, afirmou em entrevista à televisão estatal que “a internet será restabelecida de forma gradual durante esta semana”.
No último domingo, a conexão foi parcialmente restabelecida, permitindo acesso a alguns sites estrangeiros como o Google, embora os usuários ainda não conseguissem abrir links diretamente dos resultados das buscas até a segunda-feira.
Por sua vez, o chefe da polícia nacional, Ahmad-Reza Radan, anunciou que os jovens envolvidos nos protestos, considerados vítimas de manipulação, poderão receber punições mais brandas se se apresentarem voluntariamente dentro do prazo de três dias. Segundo ele, “os jovens que participaram involuntariamente são vistos como pessoas que foram levadas a agir, não como inimigos e serão tratados com generosidade pelo sistema da República Islâmica”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login