Conecte Conosco

Economia

Faturamento da indústria aumenta 1,2% em novembro, diz CNI

Publicado

em

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta segunda-feira, 19, que o faturamento real da indústria de transformação registrou um crescimento de 1,2% em novembro em comparação a outubro de 2025, rompendo uma sequência de três meses consecutivos de queda. No acumulado do ano, o crescimento foi tímido, de apenas 0,3% frente ao mesmo período do ano anterior.

Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, destaca que “esse aumento acumulado do faturamento foi diminuindo a cada mês do ano passado, confirmando as previsões de desaceleração da indústria, especialmente no segundo semestre de 2025”.

O emprego no setor industrial, no entanto, recuou 0,2%, registrando a terceira queda seguida. Desde setembro, considerado pela CNI como o início da perda de ritmo do mercado de trabalho industrial, o índice caiu 0,6%.

Em relação à melhora da atividade industrial, que teve seu auge em 2024, o emprego no setor chegou a crescer, mas com o enfraquecimento da atividade e a alta da taxa Selic iniciada ainda em 2024, o emprego industrial perdeu força, conforme explica Azevedo.

Após quatro meses seguidos de queda, acumulando retração de 1,4%, a massa salarial voltou a crescer 1,5% em novembro, apesar de registrar um recuo de 2,3% nos primeiros 11 meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.

O rendimento médio dos trabalhadores industriais, que vinha em queda, também teve alta de 1,6% em novembro frente a outubro, embora esteja 4% abaixo do acumulado entre janeiro e novembro de 2024.

As horas trabalhadas na produção diminuíram 0,7% entre outubro e novembro. No entanto, nos 11 primeiros meses do ano passado, esse indicador cresceu 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A utilização da capacidade instalada (UCI) caiu 0,6 ponto percentual, passando de 78,1% para 77,5%. Em novembro de 2025, a UCI estava 2,4 pontos percentuais abaixo do registrado em novembro de 2024. Além disso, a média da UCI nos primeiros 11 meses de 2025 ficou 1 ponto percentual inferior à média do mesmo período de 2024.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados