Conecte Conosco

Notícias Recentes

Vice do RN desiste de assumir governo e apoio na Assembleia complica sucessão

Publicado

em

Walter Alves, vice-governador do Rio Grande do Norte, anunciou nesta segunda-feira que informou à governadora Fátima Bezerra que não assumirá o cargo de governador em abril, quando ela pretende deixar o cargo para concorrer ao Senado.

Essa decisão de Alves, que planeja concorrer a deputado estadual, dificulta o plano de sucessão de Bezerra já que a Constituição prevê que a Assembleia Legislativa deve promover uma eleição indireta para escolher um governador interino.

Bezerra apoia o secretário da Fazenda, Cadu Xavier, como seu sucessor. Porém, a possibilidade de a Assembleia eleger um nome da oposição para o governo interino causa preocupação perto da governadora.

Alves comunicou publicamente que a posição do MDB no estado é de se aliar à Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD. Esta decisão foi tomada após consulta ao partido, demonstrando o apoio à chapa adversária.

Por outro lado, o vice-governador reafirmou seu apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conversa com lideranças nacionais do MDB e do PT.

A eleição indireta na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte cria um cenário dividido. A força do PL na Assembleia, que deve representar cerca de um terço dos votos após a saída da governadora, dificulta a eleição de um candidato apoiado por Bezerra. O estado é também a base eleitoral do líder da oposição, Rogério Marinho.

A base governista, formada pelo PT e PV, tem seis cadeiras, o mesmo número do PL. Com a expectativa que o grupo bolsonarista cresça com a janela partidária, eles se fortaleceriam na Assembleia. Já a coligação União Brasil e PP tem três cadeiras, enquanto o PSDB possui seis representantes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados