Economia
Voos no Santos Dumont: Ampliação será discutida com Paes dia 30
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou na última segunda-feira, 19, que será debatida com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, até o dia 30 deste mês, a questão da concentração de voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), que ocorre em função da limitação do tráfego no Aeroporto Santos Dumont.
De acordo com o ministro, o governo federal está respeitando os acordos firmados com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com a prefeitura do Rio. Costa Filho ressaltou: “Estamos cumprindo o que foi acordado com o TCU. O prefeito solicitou uma reunião e temos que ouvir para refletir sobre o assunto.” Esta declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço do setor de aviação civil.
Após dois anos com o limite de 6,5 milhões de passageiros anuais no Santos Dumont, o governo está considerando permitir que esse teto seja ampliado. O ministro explicou que poderá ser liberado um aumento entre 1 milhão a 1,5 milhão de passageiros, sem prejuízo para as operações no Galeão.
Com essa mudança, o Santos Dumont teria um limite esperado de até 8 milhões de passageiros por ano até o final de 2026.
A restrição nas operações do Santos Dumont foi estabelecida por uma portaria do Ministério de Portos e Aeroportos e entrou em vigor em janeiro de 2024, atendendo a um pedido da administração municipal do Rio. Inicialmente, a regra limitava o alcance dos voos a uma distância máxima de 400 quilômetros e foi posteriormente alterada para um teto anual de passageiros, visando equilibrar o movimento entre os aeroportos do Rio de Janeiro e dar suporte à recuperação da atividade no Galeão.
Eduardo Paes manifestou sua insatisfação com possíveis mudanças, chamando os rumores de “forças ocultas na Anac que querem modificar uma política eficaz”.
Segundo dados da Infraero e da concessionária RioGaleão, após a imposição do limite, a movimentação no Santos Dumont caiu de 10,9 milhões para 5,7 milhões de passageiros, enquanto o Galeão teve seu fluxo elevado de 6,8 milhões para 16,1 milhões. Isso representa um crescimento de 23% no total de passageiros nos aeroportos do Rio entre os anos de 2023 e 2025.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login