Mundo
Macron sugere encontro do G7 com Rússia em Paris na quinta-feira
O presidente francês Emmanuel Macron enviou uma mensagem privada ao presidente americano Donald Trump propondo a realização de uma cúpula do G7 em Paris na quinta-feira, 22. Na proposta, ele sugere que a Rússia participe do encontro como convidada, além de convidar representantes da Ucrânia, Dinamarca — para debater a questão da Groenlândia — e Síria.
Desde o começo da invasão da Ucrânia por parte da Rússia em fevereiro de 2022, a maioria dos países europeus rompeu quase todos os laços com Moscou, na tentativa de isolar o líder russo, Vladimir Putin.
A mensagem, confirmada pela equipe do presidente Macron, destacou alinhamento entre França e Estados Unidos sobre a Síria e indicou possibilidade de colaboração no Irã. Macron também expressou estranheza quanto às ações dos EUA na Groenlândia.
Trump tem interesse em que os Estados Unidos assumam o controle da Groenlândia, uma ilha de importância estratégica no Ártico, justificando tal desejo com motivos de segurança nacional, temendo influência chinesa ou russa no território.
Macron escreveu que poderia organizar a reunião do G7 na tarde de quinta-feira em Paris, após os encontros em Davos, e que os representantes ucranianos, dinamarqueses, sírios e russos seriam convidados para discussões paralelas durante a cúpula.
Por outro lado, o Kremlin informou à AFP que ainda não recebeu nenhuma convocação oficial para participar dessas reuniões em Paris.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login