Mundo
Reino Unido apoia entrega de Chagos a Maurício apesar de críticas de Trump
O Reino Unido reafirmou nesta terça-feira (20) sua decisão de transferir o arquipélago de Chagos para as ilhas Maurício, mesmo após o ex-presidente Donald Trump ter criticado o acordo, chamando-o de “um grande erro”.
Depois de longas negociações, o governo britânico aceitou devolver o grupo de ilhas de Chagos a Maurício, antiga colônia britânica, com a condição de manter ativa uma base militar compartilhada entre o Reino Unido e os Estados Unidos no local.
Inicialmente favorável ao acordo firmado em maio de 2025, Trump mudou de opinião e qualificou a decisão britânica como “um grande erro” em uma publicação na sua rede social Truth Social.
“Para o Reino Unido abrir mão de um território tão estratégico é um erro colossal, além de reforçar os motivos de segurança nacional que justificam a compra da Groenlândia”, afirmou Trump.
Um representante do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, defendeu o acordo afirmando que ele assegura a continuidade das operações da base militar conjunta britânico-americana em Diego Garcia por muitas gerações.
Nos dias anteriores, Trump ameaçou aplicar tarifas ao Reino Unido e outras nações europeias que resistissem às suas intenções de anexar a Groenlândia, uma ilha rica em recursos e com autonomia dinamarquesa, alegando questões de segurança nacional.
O acordo recebeu apoio público dos Estados Unidos, Austrália e dos países membros da aliança Five Eyes — um grupo de inteligência composto por cinco nações anglo-saxãs — bem como de parceiros importantes como Índia, Japão e Coreia do Sul, destacou o porta-voz do governo britânico.
O Reino Unido manteve o domínio das ilhas Chagos desde que Maurício conquistou sua independência em 1968.
Em 2019, a Corte Internacional de Justiça recomendou que o Reino Unido devolvesse o arquipélago a Maurício após longas disputas judiciais.
O partido opositor no Reino Unido criticou o acordo, que prevê o pagamento anual de 101 milhões de libras (equivalente a R$ 727 milhões atualmente) ao arquipélago de Maurício durante 99 anos pelo arrendamento da base militar em Diego Garcia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login