Conecte Conosco

Mundo

Agricultores europeus protestam contra acordo comercial UE-Mercosul

Publicado

em

Milhares de agricultores de diversos países da Europa realizaram um protesto nesta terça-feira (20), utilizando dezenas de tratores, em frente ao Parlamento Europeu. A manifestação foi contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, ocorrendo um dia antes da votação que decidirá sobre a possível contestação judicial do tratado.

A mobilização contou com agricultores da França, Itália, Bélgica e Polônia, reunindo mais de 4.500 pessoas a uma distância de algumas centenas de metros do edifício do Parlamento em Estrasburgo, no nordeste da França, segundo dados da polícia.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, assinou no sábado (17), em Assunção, o acordo de livre comércio entre a UE e os países do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, apesar das preocupações manifestadas pelo setor agrícola europeu.

Segundo Baptiste Mary, um jovem agricultor francês de 24 anos, este pacto possibilitará a entrada de alimentos produzidos sob condições distintas das europeias, com maior uso de pesticidas e sem os mesmos padrões regulamentares.

Embora o acordo tenha sido assinado, ele ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos nacionais dos países do Mercosul, bem como pelo Parlamento Europeu, que tem a votação marcada para os próximos meses.

Na quarta-feira (21), os membros do Parlamento Europeu deverão decidir sobre uma proposta para encaminhar o acordo ao Tribunal de Justiça da UE. O objetivo é avaliar se o processo de adoção do tratado e seu conteúdo estão de acordo com as legislações europeias vigentes.

Se o tribunal decidir contra o acordo, será necessário realizar revisões para adequá-lo às exigências legais.

Emmanuelle Poirier, criadora de gado, expressou sua preocupação à AFP, destacando o receio relacionado à entrada em larga escala de carne bovina importada.

Além disso, na quinta-feira, será votada uma moção de censura contra Ursula von der Leyen, apresentada pelo grupo de extrema direita Patriotas pela Europa, embora essa iniciativa tenha poucas chances de sucesso.

A negociação deste amplo acordo comercial entre a Comissão Europeia e o Mercosul vem desde 1999. O pacto prevê a eliminação das tarifas sobre mais de 90% do comércio bilateral entre as partes.

O setor agrícola europeu receia os impactos da importação em grande escala de produtos como carne, arroz, mel e soja da América do Sul. Em contrapartida, espera-se a exportação europeia de veículos, máquinas, queijos e vinhos para os países do Mercosul.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados