Mundo
Reino Unido aprova construção de nova embaixada chinesa em Londres
O governo do Reino Unido aprovou nesta terça-feira (20) a construção de uma grande embaixada chinesa em Londres, projeto que enfrentou adiamentos e gerou controvérsias devido a preocupações relacionadas à espionagem e ao impacto nas relações bilaterais.
A indecisão do governo trabalhista reflete a posição delicada do primeiro-ministro Keir Starmer, que vem tentando melhorar as relações com a China desde que assumiu o cargo em julho de 2024.
No entanto, Starmer também reconhece que a China representa uma ameaça à segurança do Reino Unido.
Steve Reed, ministro britânico da Habitação e das Comunidades Locais, assinou a autorização para o projeto, que estava em análise desde 2018, declarando que a decisão é definitiva, salvo se contestada judicialmente.
A aprovação do projeto ocorre em momento em que Starmer planeja uma visita oficial à China no final de janeiro, embora o gabinete do primeiro-ministro ainda não tenha confirmado a viagem.
A China busca há anos mudar sua embaixada, atualmente situada no bairro de Marylebone, para uma localização mais próxima do centro financeiro da City de Londres.
Após sua construção, a nova embaixada será a maior em Londres e a principal missão diplomática chinesa na Europa Ocidental.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login