Mundo
Conheça São Sebastião, o santo celebrado em 20 de janeiro
Numerosas cidades no Brasil comemoram nesta terça-feira (20) o Dia de São Sebastião. Uma capital estadual que tem o santo como padroeiro recebeu seu nome em homenagem a ele: São Sebastião do Rio de Janeiro, que posteriormente foi renomeada para Rio de Janeiro.
Além da capital fluminense, outras vinte cidades têm o nome relacionado ao santo: São Sebastião (Alagoas); São Sebastião do Uatumã (Amazonas); São Sebastião do Passé (Bahia); São Sebastião da Bela Vista, São Sebastião da Vargem Alegre, São Sebastião do Anta, São Sebastião do Maranhão, São Sebastião do Oeste, São Sebastião do Paraíso, São Sebastião do Rio Preto e São Sebastião do Rio Verde (todas em Minas Gerais); São Sebastião da Boa Vista (Pará); São Sebastião de Lagoa da Roça e São Sebastião do Umbuzeiro (Paraíba); São Sebastião da Amoreira (Paraná); São Sebastião do Alto (Rio de Janeiro); São Sebastião do Caí (Rio Grande do Sul); duas localidades em São Paulo: São Sebastião e São Sebastião da Grama; e São Sebastião do Tocantins (Tocantins).
Quem foi São Sebastião
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), São Sebastião nasceu no século III em Narbonne, uma cidade que atualmente pertence à França, filho de pais que vinham de Milão, na Itália.
São Sebastião ingressou no exército e chegou a ser capitão da guarda do Império Romano. Ele compartilhava sua fé cristã com prisioneiros e colegas de exército, atividade que era proibida na época. Após ter sido denunciado por um companheiro, São Sebastião foi preso e sentenciado à morte por meio de flechas, mas sobreviveu a essa tentativa de execução.
Após sua recuperação, continuou a divulgar o cristianismo e a converter soldados e membros da nobreza, até que foi capturado novamente e morto com pancadas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login