Conecte Conosco

Mundo

Austrália aumenta controle sobre armas após ataque em praia

Publicado

em

A Austrália implementou leis mais rígidas relacionadas a armas de fogo e crimes de ódio nesta terça-feira (20), em resposta ao ataque ocorrido na praia de Bondi, onde dois homens armados tiraram a vida de 15 pessoas durante uma celebração judaica em dezembro.

Parlamentares de ambas as casas aprovaram as novas normas em reação ao ataque antissemita de 14 de dezembro em Bondi, Sydney.

Sajid Akram e seu filho Naveed são acusados de abrir fogo contra participantes de uma celebração do feriado judaico Hanukkah.

O incidente provocou uma discussão nacional sobre o antissemitismo, a insuficiente proteção aos judeus na Austrália e a necessidade de reforçar a legislação vigente.

O primeiro-ministro, Anthony Albanese, declarou na câmara baixa do Parlamento: “Os terroristas carregam ódio em seus corações e armas de grande calibre em suas mãos.”

Ele acrescentou: “Estamos tomando medidas contra o antissemitismo e o ódio, além de buscar tirar as armas perigosas das ruas.”

As medidas legislativas referentes a discurso de ódio e armas foram aprovadas separadamente.

A nova lei contra discurso de ódio aumenta as penalidades para quem incitar ódio, radicalizar indivíduos ou promover violência, além de facilitar a rejeição ou cancelamento de vistos para pessoas suspeitas de terrorismo ou que fomentam ódio baseado em raça, cor ou origem.

No que diz respeito às armas, a Austrália fortalecerá a regulamentação das vendas, dificultará a importação e ampliará as verificações de antecedentes com auxílio dos serviços de inteligência.

Atualmente, o governo estima a existência de 4,1 milhões de armas de fogo no país, quantidade recorde superior ao registrado em 1996, ano do massacre de Port Arthur, na Tasmânia, que resultou em 35 vítimas fatais.

Sajid Akram, de 50 anos e cidadão indiano que chegou à Austrália em 1998 com visto, foi morto pela polícia durante o ataque em Bondi.

Seu filho, Naveed, de 24 anos e cidadão australiano, está detido, enfrentando acusações de terrorismo e 15 homicídios.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados