Conecte Conosco

Economia

Silveira convida Envision Energy para leilão de baterias na China e se reúne com Dilma

Publicado

em

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou em conversa com executivos da Envision Energy a importância da participação da multinacional chinesa em iniciativas da agenda energética brasileira, especialmente no primeiro leilão de sistemas de armazenamento de energia em baterias (Battery Energy Storage System – BESS). A visita do ministro acontece em Xangai, onde também ocorreu uma reunião com representantes da empresa.

Além disso, Silveira encontrou-se com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos Brics, Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil. As informações são do Ministério de Minas e Energia (MME).

O leilão pioneiro de baterias está previsto para este ano e visa contratar capacidade em megawatts (MW) de novos sistemas que armazenam energia em baterias. Esse processo permitirá que empresas instalem e gerenciem grandes sistemas de baterias, que armazenam energia para liberá-la conforme a necessidade, fortalecendo a estabilidade e a segurança do fornecimento energético.

No começo do mês, a Envision Energy firmou um contrato para fornecimento de turbinas eólicas, totalizando 630 MW, e um acordo de serviço de 30 anos com a Casa dos Ventos. O ministério informou que a empresa planeja expandir suas operações no Brasil.

Durante o encontro, o ministro Silveira apresentou um conjunto de oportunidades estratégicas no país, envolvendo combustíveis sustentáveis para aviação (Sustainable Aviation Fuel – SAF), sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS), hidrogênio verde, amônia verde e grandes aerogeradores para geração eólica.

Banco dos Brics

Silveira visitou oficialmente o Novo Banco de Desenvolvimento e participou de reuniões com empresários locais. Conforme o MME, o objetivo foi fortalecer o diálogo para parcerias de investimentos em infraestrutura, energia limpa e o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Entre os projetos aprovados pelo NDB no Brasil está o linhão Graça Aranha-Silvânia, com aproximadamente 1.500 quilômetros entre Goiás e Maranhão e investimentos estimados em R$ 20 bilhões.

O banco também apoia projetos no setor de energias renováveis, como o Projeto Eólico Serra da Palmeira, na Paraíba, além de iniciativas para melhorar a iluminação solar e os sistemas de distribuição elétrica em diferentes regiões brasileiras.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados