Conecte Conosco

Mundo

França pede exercício da Otan na Groenlândia e quer ajudar

Publicado

em

A França solicitou que a Otan realize um exercício militar na Groenlândia e declarou estar disposta a colaborar com essa ação, anunciou a Presidência francesa nesta quarta-feira (21), em meio a tensões geradas pelas tentativas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de incorporar o território autônomo da Dinamarca.

Desde que assumiu novamente a presidência há um ano, o líder republicano afirma que precisa da ilha, rica em minerais e recursos estratégicos, por razões de segurança nacional, para conter a influência da Rússia e da China na região.

O Palácio do Eliseu afirmou: “A França está solicitando um exercício da Otan na Groenlândia e se dispõe a contribuir com ele”.

Na semana passada, vários países europeus, incluindo França, Alemanha e Reino Unido, enviaram um pequeno grupo de soldados em uma missão de reconhecimento para preparar um exercício organizado pela Dinamarca junto a aliados da Otan, mas fora formalmente da estrutura da aliança e sem o envolvimento dos Estados Unidos.

Essa movimentação irritou Trump, que ameaçou aplicar tarifas de até 25% contra oito países europeus que se opõem aos seus planos para a Groenlândia. A França acredita que um exercício oficial da Otan poderia incluir os Estados Unidos e mostrar que os europeus têm compromisso sério com a segurança do Ártico.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados