Mundo
Meta alerta sobre retaliações da UE a empresas americanas por causa da Groenlândia
Um executivo da Meta alertou, nesta quarta-feira (21), que seria prejudicial para a União Europeia mirar as empresas de tecnologia dos Estados Unidos em resposta à ameaça dos EUA de impor tarifas a países contrários à anexação da Groenlândia.
“Acho que seria especialmente prejudicial para a Europa focar nas empresas de tecnologia”, afirmou Joel Kaplan, diretor de assuntos globais da Meta, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
Espera-se que no evento o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforce seu interesse em assumir controle sobre a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca.
O alerta de Kaplan surge enquanto a União Europeia considera como responder à ameaça de tarifas ou até a uma possível tentativa dos EUA de tomar a Groenlândia pela força.
As gigantes americanas de tecnologia dominam diversos mercados europeus, como telefonia móvel, redes sociais e serviços na nuvem. Devido a isso, alguns países europeus pensam em limitar o acesso dessas empresas no mercado do bloco.
“Milhões de pequenas empresas dependem dos nossos serviços para atingir clientes, expandir seus negócios e gerar empregos na Europa. Isso só geraria uma escalada de retaliações, prejudicial a todos”, explicou Kaplan.
Apesar disso, ele reconheceu que “os governos europeus devem fazer suas próprias escolhas com base no que julgarem melhor para seu povo e economia”.
Na quarta-feira, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, pediu que os europeus evitem reações impulsivas e dialoguem com Trump em Davos para ouvir suas propostas sobre a Groenlândia.
Paralelamente, autoridades europeias já avaliam usar o mecanismo “anticoerção” da UE, considerado a medida comercial mais rigorosa do bloco, conhecida também como “opção nuclear” ou “bazuca”.
Essa ação poderia incluir imposição de tarifas sobre produtos americanos, restrições à exportação de bens estratégicos e a exclusão de companhias americanas de licitações no continente europeu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login