Conecte Conosco

Mundo

Chile sofre com incêndios; moradores pedem ajuda e governo suspeita de ação intencional

Publicado

em

Moradores da região sul do Chile pedem auxílio urgente enquanto enfrentam as consequências dos incêndios florestais que já causaram 20 mortes e que o governo suspeita terem sido provocados deliberadamente.

Na terça-feira (20), a diminuição das temperaturas proporcionou um descanso aos bombeiros que batalham para controlar as chamas.

Essa melhora climática permitiu que as pessoas afetadas retornassem para limpar os destroços das suas casas destruídas pelo fogo, que começou no fim de semana.

Em meio à fumaça espessa que domina a área do Biobío, cerca de 500 km ao sul da capital Santiago, Manuel Hormazábal expressa a carência de itens básicos. Ele afirma que a população está no escuro, precisando de lanternas e de banheiros químicos, para evitar ir até a mata para atender suas necessidades.

Os incêndios atingem as regiões de Ñuble, Araucanía e Biobío, onde a maioria das vítimas fatais foi registrada.

Vilas inteiras foram consumidas pelo fogo, deixando ao redor de 7.237 pessoas sem moradia, número que tende a aumentar.

Os moradores estão frustrados com a ajuda do governo. María José Pino, uma veterinária de 23 anos, comenta que a ajuda estatal é muito limitada e que, na prática, a população tem se ajudado sozinha.

O presidente Gabriel Boric visitou as áreas atingidas desde domingo, encontrando-se com autoridades locais para coordenar a resposta.

O subsecretário do Interior, Víctor Ramos, declarou que esforços estão sendo feitos para que a assistência chegue rápido aos afetados, incluindo a concessão de um auxílio financeiro que varia entre 350 e 1.500 dólares para as famílias prejudicadas.

Possível causa intencional dos incêndios

Enquanto os bombeiros continuam o combate, investigações sobre a origem dos incêndios avançam.

O ministro do Interior, Álvaro Elizalde, afirmou que há indícios de que parte dos incêndios no Biobío teriam sido provocados de propósito, embora não haja provas conclusivas ainda.

O ministro da Segurança, Luis Cordero, encontrou recipientes plásticos consumidos pelo fogo contendo líquidos acelerantes, indicando possível intenção criminosa por trás das chamas.

Em um caso anterior, em fevereiro de 2024, foram registradas mortes causadas por incêndios próximos à cidade de Viña del Mar, que também foram provocados intencionalmente por bombeiros e brigadistas, segundo as investigações.

Condições climáticas e luta contra o fogo

Na terça-feira, aproximadamente 4.000 bombeiros combatem 21 focos de incêndio nas regiões afetadas. Até o momento, cerca de 40.000 hectares foram devastados.

A queda nas temperaturas e a mudança na direção do vento têm ajudado a desacelerar o avanço das chamas, conforme explicado por Juan Quevedo, coordenador nacional de emergências dos Bombeiros.

No entanto, o fogo ainda não está controlado, e esforços se concentram em localidades com focos ativos, como Florida e Laja, no Biobío.

O transporte de moradores permanece em risco devido à intensidade das chamas, segundo relata Jorge Flores, de 50 anos.

As previsões para os próximos dias, contudo, não são animadoras, com a possibilidade de temperaturas elevadas mantendo o risco alto e exigindo vigilância constante.

Identificação das vítimas

A entrega dos corpos às famílias começou na segunda-feira, após a realização de testes de DNA, pois muitos corpos estavam carbonizados.

Até o momento, cinco vítimas já foram identificadas, porém o serviço médico legal do Biobío alerta que o processo pode levar mais tempo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados