Economia
Encontro Nacional de Slots da Anac acontece no Recife
Pela primeira vez, o Recife sedia o Encontro Nacional de Slots, um evento promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para discutir e organizar a malha aérea do Brasil. O evento ocorre de quarta-feira (21) a sexta-feira (23), no Novotel Marina Recife, no bairro de São José, com o apoio da Aena.
Segundo a Anac, o principal objetivo do Encontro, que acontece bienalmente, é garantir o uso mais eficiente da infraestrutura aeroportuária do país, ajustando os horários de pousos e decolagens para evitar congestionamentos em épocas como verão e inverno.
Na terça-feira (20), os participantes foram recepcionados no Aeroporto Internacional do Recife por representantes da Fundação de Cultura e das secretarias municipais de Cultura, Turismo e Lazer e Desenvolvimento Econômico, em uma ação que destacou a riqueza cultural e o potencial econômico da cidade.
A escolha do Recife como sede do evento demonstra a importância da cidade como um centro estratégico no Nordeste, impulsionada pela sua força econômica e turística, além do crescimento da malha aérea, com aumento de voos e novos destinos internacionais.
Carlos Andrade Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, ressaltou que “ter o Recife sediando o Encontro Nacional de Slots da Anac, que ocorre duas vezes por ano para ajustar a malha aérea para o verão de 2026, é resultado do trabalho da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e Lazer. O Recife avança como uma capital com ambiente de negócios moderno, dinâmico, inclusivo e menos burocrático, atraindo investidores e empreendedores para a cidade, que possui uma riqueza cultural, histórica, gastronômica e de inovação única”.
Thiago Ângelus, secretário de Turismo e Lazer do Recife, afirmou que o evento fortalece a posição da cidade como um centro estratégico para aviação e turismo no Nordeste. “Participar das discussões que definem a malha aérea nacional é essencial para ampliar a conectividade, trazer novos voos e aumentar o fluxo de turistas e negócios para nosso destino”, disse.
Em 2025, o Recife conquistou dois voos internacionais: Recife-Porto (Portugal) e Recife-Buenos Aires (Argentina), impulsionando a chegada de turistas desses países à cidade.
Além disso, grandes eventos como o Réveillon e o Carnaval, que crescem a cada ano, consolidam o Recife como um dos destinos mais buscados do Brasil. Isso resulta em maior movimento nos aeroportos, maior ocupação hoteleira e geração de empregos e renda para a população local.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login