Mundo
Trump e Zelensky terão reunião em Davos na quinta
O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (21) que irá encontrar-se com o presidente ucraniano Volodimir Zelensky na quinta-feira, em Davos, e pediu que ele busque um acordo de paz com a Rússia.
Anteriormente, Trump havia mencionado em seu discurso no Fórum Econômico Mundial que conversaria com Zelensky ainda nesta quarta, mas o líder ucraniano confirmou que está em Kiev.
“O presidente está em Kiev”, afirmou um dos assessores de Zelensky, Dmitro Litvin, após o discurso de Trump.
Confrontado por um jornalista sobre a data da reunião, Trump respondeu: “Acho que será amanhã (quinta-feira)”.
Zelensky havia deixado incerta sua presença no fórum, que reúne anualmente os principais líderes políticos e econômicos do mundo, devido aos ataques russos à infraestrutura energética de Kiev, que deixaram muitos edifícios sem aquecimento durante as temperaturas muito baixas.
Em Davos, Trump afirmou que acredita que Zelensky e o presidente russo Vladimir Putin estão próximos de um acordo para encerrar a guerra, iniciada com a invasão russa em 2022.
“Creio que eles estão próximos de conseguir um entendimento e um pacto. Se não conseguirem, serão muito imprudentes”, afirmou Trump em uma breve conversa após seu discurso.
Trump também aparentou se distanciar do conflito ucraniano e criticou a Otan, aliança militar liderada pelos Estados Unidos.
“Os Estados Unidos estão muito distantes, separados por um oceano enorme e belo. Isso não é problema nosso”, declarou o presidente americano, cujo país é a maior potência militar na Otan.
“O que os EUA ganham com todo esse esforço e dinheiro, além de morte e destruição, indo para quem não valoriza o que fazemos? Falo da Otan, falo da Europa. Eles precisam cuidar da Ucrânia. Nós, não”, completou Trump.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login