Mundo
Presidente do Peru acusa trama para forçar sua saída
José Jerí, presidente interino do Peru, afirmou nesta quarta-feira (21) que está sendo alvo de uma trama para pressionar sua renúncia. Ele falou durante uma audiência no Congresso, onde é investigado por suposto tráfico de influência envolvendo um encontro oculto com um empresário chinês.
Jerí assumiu o cargo em 10 de outubro, após a destituição de Dina Boluarte, em meio a uma crise política que levou o país a ter sete presidentes desde 2016.
A promotoria iniciou uma investigação preliminar após a divulgação pela imprensa de vídeos de duas reuniões entre Jerí e um empresário chinês.
Jerí declarou: “Não renunciarei, pois isso equivaleria a admitir que cometi alguma irregularidade naquela reunião privada.”
Ele ressaltou que a promotoria apura um possível tráfico de influência e favorecimento ilegal de interesses.
O presidente também afirmou que deseja identificar os responsáveis pela conspiração que, segundo ele, visa desestabilizar a nação durante o processo eleitoral.
As eleições presidenciais e legislativas do Peru ocorrerão em 12 de abril, e Jerí não poderá concorrer devido à legislação vigente.
Os encontros de Jerí com o empresário Zhihua Yang geraram dúvidas, especialmente porque ele foi visto chegando à noite, com o capuz de um moletom, em um restaurante para um dos encontros.
Para o deputado da oposição de esquerda Jaime Quito, “o presidente deveria já ter apresentado sua renúncia”. Ele afirmou ainda que não existe conspiração, mas evidências claras de corrupção, e anunciou que vai iniciar um processo político para destituir Jerí.
Partidos de esquerda minoritários apresentaram um pedido de censura para convocar uma sessão do Congresso e votar a proposta.
Jerí reforçou que não mentiu para o país e que não cometeu nenhum ato ilícito durante o jantar, que foi um encontro informal e fora do ambiente oficial do governo.
Durante seu mandato, o presidente possui imunidade e só poderá ser processado penalmente após deixar o cargo, em julho.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login