Mundo
Dinamarca quer diálogo respeitando soberania da Groenlândia
A Dinamarca busca manter um diálogo construtivo com seus parceiros acerca do território autônomo da Groenlândia e da segurança na região do Ártico, desde que seja respeitada a sua soberania, declarou a primeira-ministra Mette Frederiksen nesta quinta-feira (22).
Essa declaração da líder dinamarquesa ocorreu logo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado na quarta-feira, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, um progresso significativo em acordo com o secretário-geral da OTAN, relacionado ao papel de Washington na extensa ilha ártica rica em minerais.
“Podemos debater todos os aspectos políticos: segurança, investimentos, economia. Contudo, não abriremos mão de nossa soberania. Recebi informações de que isso não foi respeitado”, afirmou Frederiksen em comunicado oficial.
A primeira-ministra ressaltou que durante todo o processo de diálogo, ela coordenou suas ações com o governo da Groenlândia, que rejeitou firmemente qualquer controle por parte dos EUA.
“Temos mantido comunicação estreita com a OTAN, e eu tive conversas regulares com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, especialmente antes e após sua reunião com o presidente Trump em Davos”, explicou.
“O Reino da Dinamarca está disposto a dialogar construtivamente com seus aliados para fortalecer a segurança no Ártico, incluindo o projeto Golden Dome dos EUA, sempre respeitando nossa soberania territorial”, ressaltou ela, mencionando o importante programa de defesa antimísseis dos Estados Unidos.
Trump destaca que a Groenlândia é um ponto crucial para a segurança dos EUA e da OTAN diante das ameaças da China e da Rússia, enquanto o derretimento no Ártico intensifica a disputa estratégica das grandes potências pela região.
Na quarta-feira, ao anunciar um avanço para um futuro acordo sobre a ilha, cujos detalhes ainda não foram divulgados, ele também suspendeu suas ameaças militares e tarifárias contra vários países europeus que se opunham ao seu plano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login