Conecte Conosco

Economia

Preços das hortaliças sobem no atacado em dezembro, revela Conab

Publicado

em

Durante dezembro, houve aumento nos preços médios das hortaliças analisadas nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do Brasil, conforme divulgado pelo primeiro Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estudo avaliou as cinco hortaliças com maior representatividade no comércio das Ceasas: batata, cenoura, cebola, tomate e alface, além de cinco frutas: laranja, banana, mamão, maçã e melancia, que também influenciam no índice oficial de inflação (IPCA).

A batata teve o maior aumento, subindo 23,50% no preço médio nacional, o que foi atribuído à redução da oferta em decorrência das chuvas nas regiões produtoras que dificultaram a colheita. Em locais como Rio Branco (AC) e Rio de Janeiro (RJ), o aumento chegou a aproximadamente 30% em relação a novembro de 2025.

A cebola seguiu em alta a partir de outubro, com aumentos expressivos em mercados distantes das áreas produtoras do Sul, que são as principais fornecedoras do país. Em cidades como Rio Branco e Recife (PE), o preço subiu mais de 50% em dezembro.

O tomate mostrou um crescimento de 15,06%, interrompendo uma sequência de queda durante a maior parte de 2025, devido à transição entre safras e variações na oferta, observadas especialmente em Rio Branco (+51,76%) e Recife (+53,17%) no último mês do ano.

A cenoura teve um aumento moderado de 7,21%, mesmo com maior volume de comercialização, enquanto a alface apresentou uma elevação mais contida de 3,49%, impulsionada pela maior procura em razão das temperaturas altas e os efeitos climáticos na qualidade da hortaliça.

Frutas

Os preços da laranja e da maçã permaneceram praticamente estáveis em dezembro de 2025. A laranja teve uma leve redução de 0,68%, com quedas mais acentuadas em locais como Rio Branco (-35,08%) e Goiânia (GO) (-12,78%), em meio a maior oferta nos mercados atacadistas.

A maçã registrou um leve aumento de 0,64%, influenciado por maior produção no estado de São Paulo, baixa demanda e estoques finais da safra 2024/25.

Por outro lado, outras frutas apresentaram alta significativa. A banana subiu 4,02% nas cotações das variedades nanica e prata, afetada pela menor oferta típica do período e melhora na qualidade do produto.

O mamão teve aumento de 15,87% nos preços devido à disponibilidade reduzida de frutas de qualidade superior nas principais regiões produtoras.

A melancia apresentou uma alta média de 25,19%, mesmo com volume maior comercializado, beneficiada pela qualidade dos frutos e altas temperaturas que elevaram a demanda na primeira metade do mês.

Exportação de frutas

O relatório ressalta o crescimento das exportações brasileiras de frutas em 2025, que alcançaram cerca de 1,31 milhão de toneladas no ano, com crescimento de aproximadamente 20% em relação a 2024 e receita de US$ 1,56 bilhão. As vendas externas foram concentradas majoritariamente nos mercados da Europa e Ásia, com aumento no envio de manga, melão, melancia, banana e mamão.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados