Conecte Conosco

Economia

Renan Calheiros critica falhas da CVM na fiscalização de ativos

Publicado

em

Senador Renan Calheiros anunciou que o Senado aprofundará as investigações sobre as falhas na fiscalização do mercado financeiro, especialmente sobre a atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio de um grupo criado por ele para investigar o caso do banco Master, que foi liquidado recentemente.

Como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Calheiros informou a formação de uma comissão dedicada a monitorar e investigar as falhas ocorridas no mercado financeiro e os prejuízos enfrentados pelos investidores.

O senador reconheceu que o Banco Central tomou algumas medidas, incluindo a liquidação das instituições envolvidas nos prejuízos vinculados ao Banco Master, mas considerou essas ações tardias e insuficientes. Ele destacou que a CVM tem a responsabilidade legal pela supervisão dos fundos de investimento.

Calheiros declarou que é fundamental esclarecer como foi possível permitir a precificação irreal dos ativos, criando uma falsa expectativa para os investidores, sem que a CVM emitisse qualquer alerta. Ele ressaltou a importância de identificar os envolvidos e os responsáveis pela omissão.

Além disso, Renan Calheiros destacou o perigo de o mercado financeiro ser usado para atividades ilegais, alertando para a vigilância necessária contra a lavagem de dinheiro por meio de investimentos complexos.

Por fim, o senador enfatizou que qualquer alteração nas normas regulatórias deve acontecer somente após responsabilizar aqueles que violaram as regras existentes, reafirmando o compromisso da CAE neste processo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados