Notícias Recentes
Caminhada de Nikolas reúne cantor, influencers, pastor e políticos; saiba quem participa
A caminhada iniciada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) de Minas Gerais até Brasília, na segunda-feira, visa defender a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a outros presos pela tentativa de golpe de 8 de janeiro. O movimento já conta com a adesão de vários parlamentares de direita.
Dentre os primeiros apoiadores estão os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO) e André Fernandes (PL-CE). Influenciadores, líderes religiosos e políticos dos âmbitos legislativos estadual e municipal também se juntaram à caminhada.
Um dos nomes de peso que aderiu ao movimento na terça-feira foi o ex-vereador Carlos Bolsonaro. Em suas redes sociais, ele valorizou o ato como um gesto de “consideração e sensibilidade” por parte de seu pai e dos condenados pelos eventos de 8 de janeiro de 2023.
“Desde os mais simples participantes que caminham conosco até aqueles que enviam mensagens, abraços ou palavras de incentivo, cada gesto fortalece a solidariedade”, destacou o filho do ex-presidente.
Entre os deputados federais participantes estão Carlos Jordy (PL-RJ), Zucco (PL-RS), Filipe Barros (PL-PR), Sargento Fahur (PSD-PR) e Luiz Lima (Novo-RJ). O líder da oposição na Câmara, deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), também acompanha a iniciativa.
O senador Magno Malta (PL-ES), recentemente operado e com dificuldades para se locomover, participa da caminhada. Ele utiliza bengalas e é transportado por apoiadores em uma cadeira de rodas. O senador Marcio Bittar (PL-AC) também se integrou ao movimento.
Outros parlamentares locais, como vereadores Fernando Holiday e Lucas Pavanato (São Paulo), Guilherme Kilter (Curitiba) e Rafael Satiê (Rio de Janeiro), também estiveram presentes.
Participantes principais
Senadores e deputados federais:
- André Fernandes (PL-CE)
- Carlos Jordy (PL-RJ)
- Filipe Barros (PL-PR)
- Gustavo Gayer (PL-GO)
- Junio Amaral (PL-MG)
- Luiz Lima (Novo-RJ)
- Magno Malta (PL-ES)
- Marcio Bittar (PL-AC)
- Major Vitor Hugo (PL-GO)
- Maurício do Vôlei (PL-MG)
- Nikolas Ferreira (PL-MG)
- Sargento Fahur (PSD-PR)
- Sargento Gonçalves (PL-RN)
- Zucco (PL-RS)
Deputados estaduais e vereadores:
- Capitão Martim (Republicanos), deputado estadual pelo Rio Grande do Sul
- Chiara Biondini (PP), deputada estadual por Minas Gerais
- Eduarda Campopiano (PL), vereadora por Praia Grande (SP)
- Fernando Holiday (PL), vereador por São Paulo
- João Pedro Pugina (PL), vereador por Araçatuba (SP)
- Lucas Pavanato (PL), vereador por São Paulo
- Lucas Polese (PL), deputado estadual pelo Espírito Santo
- Matheus Braga (DC), vereador por Ipatinga (MG)
- Pablo Almeida (PL), vereador por Belo Horizonte
- Rafael Satiê (PL), vereador pelo Rio de Janeiro
- Thiago Medina (PL), vereador pelo Recife
- Thomaz Henrique (PL), vereador por São José dos Campos (SP)
- Ugleno Alves (PL), vereador por Teófilo Otoni (MG)
- Vile Santos (PL), vereador por Belo Horizonte
Outros participantes:
- Carlos Bolsonaro (PL), ex-vereador do Rio de Janeiro
- Douglas Garcia (PL), ex-deputado estadual de São Paulo
- Estefane Sampaio, influenciadora
- Marcelo Bonifácio, cantor gospel
- Wess Guimarães, influenciador
- Guilherme Batista, pastor e influenciador
- Pedro Pôncio, influenciador
A expectativa é que o grupo alcance Brasília neste domingo, dia 25. A caminhada teve início em Paracatu, próximo à divisa com Goiás, envolvendo uma distância de aproximadamente 240 km até a capital federal.
Nikolas Ferreira explicou: “Como deputado federal, junto a colegas, compartilho o sentimento de injustiça frente às prisões relacionadas aos eventos de 8 de janeiro, inclusive a do ex-presidente Bolsonaro. Depois de orar pedindo direção, decidi iniciar esta caminhada até Brasília, como um ato simbólico para esclarecer os fatos em curso.”
Em manifesto divulgado nas redes sociais, o PL, partido de Nikolas, expressou apoio à ação: “É necessário agir com coragem, firmeza e determinação, pois não vamos recuar quando a liberdade está em risco. Unamo-nos em defesa de uma democracia verdadeira: que respeita o povo, a Constituição e o direito à diversidade de pensamento. Bolsonaro livre, Brasil livre.”
Na quarta-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) manifestou preocupação sobre os possíveis riscos ao trânsito na BR-040 provocados pela caminhada. Informou que não houve aviso prévio do trajeto às autoridades de trânsito, dificultando o planejamento de medidas preventivas. A PRF enfatizou que monitora o movimento, destacando os riscos relacionados ao fluxo intenso no local.
Em resposta, a equipe de Nikolas informou que ofícios foram enviados à PRF e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Esclareceram que a decisão de iniciar a caminhada ocorreu no mesmo dia do início, mas que a comunicação formal do trajeto foi feita prontamente no primeiro dia, quando a participação ainda era reduzida.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login