Notícias Recentes
MTST realiza atos contra aumento da tarifa de ônibus na capital e Grande SP
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) afirma ter reunido, no total, 7.850 pessoas em seis atos contra o aumento da tarifa dos transportes em diferentes pontos da capital paulista e de cidades da Grande São Paulo, como Carapicuíba e Santo André. Para a Polícia Militar, que acompanhou as manifestações, o público total não passou de 2.750 pessoas.
Estava prevista a realização de sete mobilizações, mas a que era para acontecer na Vila São José, na Zona Sul de Sãu Paulo, foi abortada pelos organizadores cerca de uma hora e meia antes do início. O motivo não foi informado pela secretaria do MTST. As demais tiveram início por volta das 17h.
As mobilizações saíram de diferentes pontos das periferias da Zona Sul e Leste de São Paulo e se dirigiram até terminais de ônibus. Os atos contaram com as participações do Movimento Periferia Ativa, Nós da Sul e com o apoio do Movimento do Passe Livre (MPL).
Na Vila das Belezas, na Zona Sul, a concentração ocorreu no Metrô Vila das Belezas e seguiu até o Terminal João Dias. Os manifestantes bloquearam as avenidas Carlos Caldeira Filho, Giovanni Gronchi e João Dias no caminho até o terminal.
A entrada no terminal só foi permitida após uma rápida negociação com a Polícia Militar e com a garantia dos organizadores de que os manifestantes permaneceriam no local por pouco tempo. O ato transcorreu de forma pacífica. A PM estima a participação de 800 pessoas. O MTST, por sua vez, afirma que 2 mil compareceram à manifestação.
Também na Zona Sul, outras 2 mil pessoas marcharam da Praça do Taboão até o Terminal Campo Limpo, de acordo com o MTST. Segundo a PM, foram 800 pessoas. Na Vila Palestina, o ato reuniu ao menos 800 manifestantes, segundo os organizadores. A Polícia Militar estimou um público de 100 pessoas. O Terminal Jardim Ângela foi o ponto final da manifestação.
Já na Zona Leste, o ato começaria no Centro de Itaquera e seguiria para o Metrô Itaquera. Cerca de 1,2 mil pessoas participaram, de acordo com os sem-teto. Para a PM, o ato reuniu 500 pessoas. Em Santo André, no ABC, os cerca de 350 manifestantes marcharam da Igreja Universal da Perimetral, do Centro, até Estação Santo André da CPTM; para a PM, foram 200 pessoas.
Por fim, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, manifestação teria reunido 1,5 mil pessoas no centro da cidade e seguido para a estação da CPTM, segundo o MTST. Segundo a PM, total de participantes foi de 350.
Fonte: G1