Conecte Conosco

Mundo

Japão convoca eleições antecipadas após dissolução do Parlamento

Publicado

em

Sanae Takaichi, a primeira-ministra do Japão, anunciou na sexta-feira (23) a dissolução do Parlamento, abrindo caminho para eleições antecipadas programadas para 8 de fevereiro. Esta decisão foi motivada pelo alto índice de aprovação do seu governo.

A primeira mulher a liderar o país revelou sua intenção na segunda-feira, buscando o apoio da população para implementar medidas que auxiliem as famílias diante do aumento do custo de vida e para ampliar os investimentos na defesa nacional.

O presidente da Câmara Baixa oficializou a dissolução por meio de uma carta, enquanto os parlamentares celebravam com o tradicional grito “banzai”.

Takaichi espera fortalecer sua base parlamentar com uma vitória nas próximas eleições.

A aliança no poder, composta pelo Partido Liberal Democrático (PLD) de Takaichi e pelo Partido da Inovação do Japão (PIJ), possui uma estreita maioria na Câmara Baixa.

A líder governista confia que o amplo apoio ao seu gabinete ajudará a consolidar um mandato mais sólido, mesmo que o PLD esteja enfrentando baixos índices de aprovação e escândalos recentes.

Segundo o professor Hidehiro Yamamoto, da Universidade de Tsukuba, “Não está garantido que o forte apoio ao gabinete se traduza necessariamente em votos para o PLD”. Ele ressaltou que a população está principalmente preocupada com as ações para conter a inflação.

Dados recentes indicam que a inflação desacelerou em dezembro, principalmente devido aos subsídios do governo para eletricidade e gás.

O aumento nos preços ao consumidor, excluindo alimentos frescos, foi de 2,4% anual, uma queda em relação aos 3% registrados em novembro, porém ainda acima da meta de 2% definida pelo banco central.

O aumento dos preços impactou a população e contribuiu para a queda do ex-primeiro-ministro Shigeru Ishiba, que foi substituído por Takaichi em outubro.

Apesar de o Japão ter enfrentado deflação por muito tempo, recentemente tem lidado com o aumento do custo de vida e a valorização do iene, que afetou o preço das importações.

O arroz, alimento básico para as famílias japonesas, viu seu preço mais que dobrar em meados de 2025, antes de apresentar uma estabilização recente. Em dezembro, os preços dos grãos subiram mais de 34% em comparação ao ano anterior.

O governo de Takaichi aprovou um orçamento sem precedentes de 122,3 trilhões de ienes (aproximadamente US$ 770 bilhões) para o ano fiscal que inicia em abril de 2026, com foco em enfrentar esses desafios e fortalecer a economia japonesa.

No entanto, seus opositores afirmam que a dissolução da Câmara Baixa pode causar atrasos na aprovação desse orçamento no Parlamento.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados