Conecte Conosco

Mundo

Xi Jinping pede que China e Brasil apoiem a ONU

Publicado

em

O presidente chinês, Xi Jinping, ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (23), pedindo que os dois países apoiem o papel principal da ONU no mundo, informou a mídia oficial.

A ligação aconteceu um dia depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançar o ‘Conselho de Paz’ em Davos, criado para resolver conflitos globais, mas que pode competir com a ONU.

Apesar do convite para participar desse novo grupo, nem a China nem o Brasil confirmaram presença.

Xi Jinping disse a Lula que, no momento atual, marcado por instabilidade, os dois países são forças importantes para manter a paz e a estabilidade mundial, conforme comunicado divulgado pela emissora estatal CCTV.

Ele destacou que ambos devem se posicionar do lado certo da história e defender juntos o papel principal da ONU, além da justiça e da igualdade internacional.

Durante o Fórum Econômico Mundial, Trump disse que o Conselho de Paz vai trabalhar em colaboração com a ONU, mas poderá agir conforme desejarem seus membros.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou na quarta-feira que, independentemente das mudanças no cenário internacional, a China apoia firmemente o sistema internacional com a ONU no centro.

A China é a segunda maior economia mundial e defende o sistema da ONU, da qual é membro permanente do Conselho de Segurança com poder de veto.

Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e assessor especial de Lula, manifestou dúvidas sobre o governo Trump ao jornal O Globo, dizendo que esta iniciativa pode representar a retirada de apoio às Nações Unidas.

Ele afirmou que não aceita que um país sozinho reforme a ONU e comentou sobre a resposta do Brasil ao convite.

Pequim e Brasília mantêm relações econômicas e políticas fortes.

Durante as disputas tarifárias globais iniciadas por Trump no ano passado, os dois países se apresentaram como defensores do sistema de comércio multilateral.

Em agosto, Xi Jinping afirmou a Lula que ambos os países podem ser exemplos de independência para as nações emergentes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados