Mundo
Xi Jinping pede que China e Brasil apoiem a ONU
O presidente chinês, Xi Jinping, ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (23), pedindo que os dois países apoiem o papel principal da ONU no mundo, informou a mídia oficial.
A ligação aconteceu um dia depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançar o ‘Conselho de Paz’ em Davos, criado para resolver conflitos globais, mas que pode competir com a ONU.
Apesar do convite para participar desse novo grupo, nem a China nem o Brasil confirmaram presença.
Xi Jinping disse a Lula que, no momento atual, marcado por instabilidade, os dois países são forças importantes para manter a paz e a estabilidade mundial, conforme comunicado divulgado pela emissora estatal CCTV.
Ele destacou que ambos devem se posicionar do lado certo da história e defender juntos o papel principal da ONU, além da justiça e da igualdade internacional.
Durante o Fórum Econômico Mundial, Trump disse que o Conselho de Paz vai trabalhar em colaboração com a ONU, mas poderá agir conforme desejarem seus membros.
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou na quarta-feira que, independentemente das mudanças no cenário internacional, a China apoia firmemente o sistema internacional com a ONU no centro.
A China é a segunda maior economia mundial e defende o sistema da ONU, da qual é membro permanente do Conselho de Segurança com poder de veto.
Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e assessor especial de Lula, manifestou dúvidas sobre o governo Trump ao jornal O Globo, dizendo que esta iniciativa pode representar a retirada de apoio às Nações Unidas.
Ele afirmou que não aceita que um país sozinho reforme a ONU e comentou sobre a resposta do Brasil ao convite.
Pequim e Brasília mantêm relações econômicas e políticas fortes.
Durante as disputas tarifárias globais iniciadas por Trump no ano passado, os dois países se apresentaram como defensores do sistema de comércio multilateral.
Em agosto, Xi Jinping afirmou a Lula que ambos os países podem ser exemplos de independência para as nações emergentes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login