Mundo
Chefe da ONU alerta para abusos frequentes contra migrantes nos EUA
O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos manifestou nesta sexta-feira (23) sua preocupação com os abusos frequentes cometidos por autoridades americanas contra migrantes e refugiados, pedindo que Washington cesse práticas que estão destruindo famílias.
Volker Türk solicitou que os Estados Unidos assegurem que suas políticas migratórias respeitem a dignidade humana e a legislação vigente, condenando o tratamento desumano e os preconceitos sofridos por migrantes e refugiados.
“Estou alarmado com as violações contínuas contra migrantes e refugiados, bem como com a difamação que enfrentam”, declarou em comunicado.
Operações do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) têm sido alvo de críticas, especialmente após a morte de Renee Nicole Good, uma mulher de 37 anos, causada por um agente em Minneapolis em 7 de janeiro, fato que gerou protestos em várias partes do país.
Türk lamentou a realização de operações em larga escala por agentes de imigração e outras autoridades americanas, que frequentemente empregam força excessiva ou desnecessária.
“De acordo com o direito internacional, o uso de força letal só é permitido como último recurso contra uma pessoa que represente ameaça iminente à vida”, destacou o alto comissário.
Ele também ressaltou que diversas detenções, prisões e expulsões são feitas sem considerar ou proteger a unidade familiar, expondo especialmente as crianças a riscos sérios e duradouros.
Há relatos recentes na mídia americana sobre a imagem de um menino de cinco anos detido pelo ICE junto com seu pai em Minneapolis e levado a um centro de detenção no Texas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login