Conecte Conosco

Brasil

Lula critica proposta de Trump para nova ONU

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (23) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está sugerindo a criação de uma nova Organização das Nações Unidas (ONU) onde ele seria o único responsável, referindo-se ao ‘Conselho de Paz’ ao qual foi convidado por Trump. Apesar das críticas, o governo brasileiro mantém cautela e ainda não confirmou se participará ou não do projeto liderado pela Casa Branca.

Lula explicou que a carta da ONU está sendo desrespeitada e, em vez de corrigirmos a organização, como reivindicamos desde seu governo em 2003 com reformas que incluiriam países como México, Brasil e nações africanas, o presidente Trump propõe formar uma nova ONU onde ele teria controle total. Ele falou isso durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na cidade de Salvador (BA).

Segundo o governo brasileiro, pontos centralizadores do projeto de Trump e a ampliação dos temas de atuação além do conflito na Faixa de Gaza são obstáculos para que o Brasil participe do Conselho de Paz sugerido por ele.

Lula ainda comentou que o cenário político internacional está passando por um momento delicado. O multilateralismo, que preza pela cooperação entre várias nações, está sendo substituído pelo unilateralismo representado por Trump. Para o presidente brasileiro, está prevalecendo a lei do mais forte.

Defendendo a soberania nacional, política adotada pelo governo desde que Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, Lula ressaltou que o Brasil busca relações com vários países sem preferência, rejeitando a ideia de voltar a ser dominado por outros países.

“O Brasil quer manter relações com os Estados Unidos, Cuba, China, Índia e Rússia. Não temos preferência. O que não aceitamos mais é voltar a ser controlados por outro país”, afirmou o presidente Lula.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados