Mundo
Trump ameaça Canadá com tarifas de 100% se fechar acordo com China
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste sábado (24) aplicar tarifas de 100% sobre as importações do Canadá para os Estados Unidos se um acordo comercial entre Canadá e China for concluído. Isso ocorre após um acordo preliminar anunciado entre Ottawa e Pequim na semana passada.
As relações entre os Estados Unidos e o Canadá têm sido complicadas desde que Trump voltou à presidência há um ano, com várias disputas comerciais e com a intenção declarada do presidente de tornar o Canadá o 51º estado dos EUA.
Na semana passada, durante uma visita ao país asiático, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, anunciou uma nova colaboração estratégica com a China, que gerou um acordo comercial preliminar para reduzir tarifas.
Hoje, Trump alertou que haverá consequências sérias se esse acordo acontecer.
Ele afirmou que se Carney acredita que o Canadá vai se transformar em um ponto de passagem para a China enviar seus produtos aos Estados Unidos, está enganado.
Trump avisou que caso o Canadá finalize um acordo com a China, tarifas de 100% serão aplicadas imediatamente a todos os produtos canadenses importados pelos EUA.
Nos últimos dias, os dois líderes têm trocado declarações afiadas. Carney fez um discurso na terça-feira no Fórum Econômico Mundial em Davos, onde recebeu aplausos por descrever a atual situação da ordem global sob a liderança dos EUA como um colapso.
O comentário foi entendido como uma crítica ao impacto que Trump tem causado nas relações internacionais, mesmo sem citar diretamente o presidente americano.
No dia seguinte, Trump respondeu em seu próprio discurso em Davos, retirando o convite que havia feito para Carney participar do seu Conselho da Paz, órgão criado para resolver conflitos globais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login