Mundo
Tempestade de inverno forte atinge EUA
Uma tempestade de inverno intensa trouxe neve e granizo ao Novo México e Texas neste sábado (24), movendo-se em direção ao nordeste dos Estados Unidos e colocando dezenas de milhões de pessoas em risco de quedas de energia, transtornos no transporte e temperaturas abaixo de zero.
As pessoas correram para esvaziar as prateleiras dos supermercados enquanto o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) alertava para nevascas severas e acúmulo de gelo que pode causar graves problemas pela queda de granizo.
O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, informou que até 240 milhões de americanos podem ser afetados por esta tempestade. Ao menos 16 estados e a capital Washington declararam estado de emergência.
“Por favor, levem essa tempestade a sério”, alertou o NWS no X, prevendo uma extensa faixa de neve desde o Novo México até Maine.
Mais de 3.400 voos foram cancelados e mais de 1.100 sofreram atrasos neste sábado, segundo o FlightAware. No Texas, o granizo caiu com intensidade em Dallas e as temperaturas despencaram para -6°C.
Em Houston, o prefeito John Whitmire solicitou que os moradores permaneçam em casa nas próximas 72 horas.
Abertura de abrigos está prevista, especialmente para pessoas em situação de rua, na cidade de quase 2,4 milhões de habitantes.
Os governantes estaduais também garantem que a rede elétrica está preparada, em contraste com o apagão generalizado ocorrido na última grande tempestade de inverno em 2021.
Neve também atingiu Oklahoma e Arkansas, com acumulação de até 15 cm em algumas regiões.
Espera-se que a tempestade viaje pelos estados do médio Atlântico e nordeste, seguida por uma massa de ar frio intensa.
“Neve e granizo vão continuar por vários dias, causando estradas perigosas para dirigir e caminhar”, informou o serviço meteorológico.
O governo federal decidiu fechar seus escritórios na segunda-feira como medida de segurança.
O presidente americano, Donald Trump, publicou em sua plataforma Truth Social: “Estamos monitorando e colaborando com os estados afetados. Fiquem seguros e aquecidos!”
O NWS revelou que o gelo pode levar a quedas de energia duradouras, danos significativos a árvores e condições de tráfego muito perigosas em várias áreas que geralmente não enfrentam invernos rigorosos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login