Conecte Conosco

Mundo

Presidente interina da Venezuela pede diálogo com oposição para paz

Publicado

em

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, fez um apelo neste sábado (24) para alcançar entendimentos com a oposição com o objetivo de garantir a paz no país, que os Estados Unidos afirmam estar sob seu controle após a operação militar que depôs Nicolás Maduro.

Antes vice-presidente de Maduro, Rodríguez assumiu temporariamente o cargo após a captura do líder esquerdista em 3 de janeiro, em um ataque militar que resultou em cerca de cem mortos.

Ela tem promovido uma aproximação na relação desgastada entre Caracas e Washington, comprometendo-se a libertar um número considerável de presos políticos.

“Não existem divisões políticas ou partidárias quando o assunto é a paz da Venezuela”, afirmou Rodríguez no estado costeiro de La Guaira para a emissora estatal VTV.

“Mesmo com as diferenças, é necessário dialogar com respeito e buscar acordos”, complementou.

No dia anterior, a presidente solicitou ao chefe do Parlamento, seu irmão Jorge Rodríguez, a realização de um encontro com diversos setores políticos do país visando alcançar resultados concretos e imediatos.

“Que este seja um diálogo político venezuelano, livre das imposições externas de Washington, Bogotá ou Madri, um diálogo nacional para o benefício comum da Venezuela”, declarou na sexta-feira.

O governo relata a libertação de 626 presos desde dezembro, embora este número diverja das informações apresentadas por organizações não governamentais.

O Foro Penal, que defende detidos por motivos políticos, contabiliza 269 prisões no mesmo período, e ainda existem mais de 700 pessoas detidas por essas razões.

Familiares denunciam que as liberações têm sido feitas de forma muito gradual desde 8 de janeiro, quando foi anunciado oficialmente um número expressivo de solturas.

A Venezuela está sob um rigoroso controle estatal há vários anos. Manifestações espontâneas contra a contestada reeleição de Maduro em 2024 foram reprimidas, resultando na detenção de mais de 2.000 pessoas em apenas 48 horas.

Além disso, vigora um estado de emergência que pune com prisão quem apoia o ataque americano.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados