Conecte Conosco

Mundo

Trump ameaça impor tarifa de 100% ao Canadá se fechar acordo com China

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado, dia 24, que poderá aplicar uma tarifa de 100% sobre produtos canadenses caso o governo do primeiro-ministro Mark Carney avance em um acordo comercial com a China.

Trump publicou em sua rede social Truth Social que, se Carney acredita que o Canadá pode se tornar uma rota para a entrada de mercadorias chinesas nos EUA, ele está enganado. O presidente tratou o primeiro-ministro como “governador” e já manifestou no passado seu desejo de que o Canadá vire o 51º estado americano.

Segundo Trump, a China pode prejudicar gravemente o Canadá, afetando suas empresas, tecido social e modo de vida.

O mandatário americano afirmou que, caso o Canadá firme um acordo com a China, todos os bens e produtos canadenses serão imediatamente taxados em 100% ao entrarem nos Estados Unidos.

Recentemente, o Canadá negociou uma redução de tarifas com a China para veículos elétricos em troca de menor imposto sobre produtos agrícolas canadenses importados pela China.

Essa ameaça de Trump ocorre após um confronto diplomático intenso entre ele e Mark Carney no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, onde Carney criticou as políticas do presidente americano sem mencioná-lo diretamente.

Além disso, Trump retirou o convite feito ao primeiro-ministro canadense para integrar o Conselho da Paz de Gaza, grupo lançado pelo presidente em Davos.

Essas informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados