Mundo
EUA: tempestade causa falta de energia e cancela milhares de voos
Mais de 670 mil pessoas nos Estados Unidos ficaram sem eletricidade e quase 10 mil voos foram cancelados neste domingo (25), devido a uma tempestade de inverno que ameaça paralisar os estados do leste com uma forte nevasca.
Os meteorologistas informaram que neve, granizo, chuva congelante e temperaturas extremamente baixas afetarão a maior parte do leste do país neste domingo e durante a semana.
O presidente dos EUA, Donald Trump, qualificou as tempestades como “históricas” e aprovou no sábado as declarações federais de desastre emergencial em vários estados, incluindo Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.
“Continuaremos monitorando e mantendo contato com todos os estados afetados pela tempestade. Fiquem seguros e protejam-se do frio”, escreveu Trump em uma postagem no Truth Social.
Dezessete estados e o Distrito de Columbia declararam emergências climáticas, conforme informou o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS).
A secretária do DHS, Kristi Noem, durante coletiva de imprensa no sábado, pediu que a população tome cuidados e se prepare.
“As temperaturas ficarão muito baixas. Por isso, recomendamos que todos armazenem combustível e mantimentos para enfrentar o período difícil,” dissera Noem. “Temos equipes trabalhando para restabelecer a energia o mais rápido possível.”
O número de cortes de energia continuou crescendo. Na manhã deste domingo, mais de 670 mil clientes estavam sem eletricidade, principalmente nos estados do Mississippi, Texas, Tennessee e Louisiana, além de Kentucky, Geórgia, Virgínia e Novo México.
O Serviço Nacional de Meteorologia alertou sobre uma tempestade de inverno extensa e prolongada, com previsão de acúmulo significativo de gelo no sudeste, podendo causar impactos graves e localmente catastróficos.
Temperaturas frias recordes e ventos gelados intensos devem continuar, especialmente chegando à região das Grandes Planícies até segunda-feira.
Quase 10 mil voos programados para domingo foram cancelados, segundo o site FlightAware, e mais de 4 mil também foram cancelados no sábado.
As principais companhias aéreas solicitaram que os passageiros fiquem atentos às mudanças e possíveis cancelamentos.
Operadores da rede elétrica dos EUA tomaram medidas de precaução reforçadas no sábado para evitar apagões rotativos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login