Centro-Oeste
GDF ajuda 47 pessoas em situação de rua com ação integrada no DF
Entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2026, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Plano de Ação para a Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil, prestou atendimento a 47 pessoas em 18 locais no Plano Piloto, Taguatinga e Guará. A operação retirou 34 abrigos improvisados e nove caminhões de entulho, com a participação conjunta de várias secretarias e órgãos do governo.
O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, ressaltou que as ações buscam unir esforços dos órgãos para oferecer um atendimento digno e eficaz, promovendo respeito, reintegração social e cidadania. “Este trabalho é uma resposta real a uma situação difícil, com foco na dignidade das pessoas e na implementação de políticas públicas que vão além do atendimento emergencial”, afirmou.
Nas abordagens, as equipes ofereceram serviços de saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais de estimação e benefícios como transporte interestadual e auxílio especial de R$ 600 para aluguel. Foram também disponibilizadas vagas em abrigos, programas de qualificação profissional como o RenovaDF e cadastro para moradias populares.
A ação contou com profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), além de agentes da Segurança Pública (SSP-DF), polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, DF Legal, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab e Detran-DF.
No balanço diário, na terça-feira (20), oito pessoas foram atendidas no Plano Piloto, com a remoção de sete abrigos e dois caminhões de entulho. Na quarta (21), oito atendimentos em três pontos do Plano Piloto, quatro abrigos e um caminhão retirados. Na quinta (22), sete pessoas no Guará, cinco abrigos e um caminhão removidos. Na sexta (23), 12 atendimentos em Taguatinga, oito abrigos e dois caminhões. No sábado (24), oito no Plano Piloto, dez abrigos e dois caminhões removidos. No domingo (25), quatro atendimentos e dois caminhões de entulho retirados.
O Distrito Federal foi pioneiro ao criar uma política pública após a suspensão das abordagens à população em situação de rua pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações começaram com testes em maio de 2024 na Asa Sul e Taguatinga, beneficiando cerca de 50 pessoas. Em 2025, foi inaugurado o primeiro hotel social de Brasília, com 200 vagas para pernoite e espaço para animais de estimação, que registrou mais de mil acolhimentos na primeira semana.
Desde 2022, o GDF promove a Ação Contra o Frio durante períodos de baixas temperaturas, oferecendo espaços para pernoite. Este ano, a unidade da Asa Sul registrou 6,6 mil atendimentos, além da distribuição de casacos e cobertores através da campanha Agasalho Solidário.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login