Mundo
Índia e UE fecham acordo comercial
A Índia e a União Europeia (UE) firmaram um acordo de livre comércio considerado histórico, com o anúncio oficial marcado para terça-feira (27), conforme declaração de um representante sênior do Ministério do Comércio da Índia nesta segunda-feira (26).
“As negociações foram concluídas e ambas as partes estão prontas para divulgar o fechamento das conversas sobre o acordo de livre comércio em 27 de janeiro”, declarou o secretário do ministério, Rajesh Agrawal, à AFP.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, encontrar-se-ão com o primeiro-ministro Narendra Modi em Nova Deli na mesma data, durante a 16ª Cúpula entre a UE e a Índia.
Este acordo, em negociação há mais de vinte anos, teve sua conclusão acelerada devido à guerra tarifária iniciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, além da forte competição da China.
Prevê-se que a Índia será a quarta maior economia mundial ainda este ano. Em 2024, as trocas comerciais de bens entre a Índia e a UE atingiram 120 bilhões de euros (aproximadamente 142 bilhões de dólares ou 879 bilhões de reais, com base na cotação vigente), um incremento de quase 90% na última década. Já o comércio de serviços entre os dois blocos totalizou 60 bilhões de euros (equivalente a 71 bilhões de dólares ou 439 bilhões de reais) segundo dados fornecidos por fontes europeias.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login