Mundo
Lula conversa com Trump sobre combate ao crime organizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma ligação telefônica nesta segunda-feira (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir a colaboração entre os dois países no enfrentamento ao crime organizado.
Lula reforçou uma proposta encaminhada ao Departamento de Estado em dezembro, visando fortalecer a cooperação na luta contra o crime organizado. Ele demonstrou interesse em aprofundar a parceria no combate à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas, além do congelamento de bens de grupos criminosos e da troca de informações sobre movimentações financeiras. A sugestão foi positivamente recebida pelo presidente norte-americano.
Em uma conversa anterior, em dezembro, Lula e Trump abordaram o uso do estado de Delaware, nos EUA, como um local para lavagem de dinheiro fraudulento relacionado a impostos no Brasil. Na véspera dessa ligação, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, apresentou a Lula e a ministros dados sobre essas fraudes em reunião no Palácio do Planalto.
Segundo as investigações, o Grupo Refit teria movimentado R$ 72 bilhões em um período de um ano para esconder lucros utilizando offshores em Delaware, conhecido como um paraíso fiscal.
No final do encontro, Lula solicitou que o material da apresentação fosse traduzido para o inglês, para que pudesse ser utilizado no diálogo com Trump.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login