Conecte Conosco

Mundo

Fifa: o futebol une o mundo nos grandes eventos

Publicado

em

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, declarou nesta segunda-feira (26) que a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, servirá para aproximar as pessoas, “especialmente no contexto atual do nosso mundo”.

Infantino comentou sobre um possível boicote ao torneio por algumas seleções europeias, em resposta às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de adquirir a Groenlândia.

“Eu sempre penso no futuro e, para mim, o mais importante nos eventos de futebol, como o Mundial masculino ou feminino, é juntar as pessoas, os países e as nações de todo o planeta”, destacou após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

De acordo com Infantino, a Fifa recebeu mais de 500 milhões de solicitações para os 6 milhões de ingressos disponíveis para a Copa do Mundo deste ano. “Portanto, as pessoas desejam estar presentes, vão comparecer e juntos celebraremos o futebol, sempre. Precisamos de eventos que aproximem as pessoas, especialmente nos dias de hoje”, acrescentou.

Trump mencionou a possibilidade de aplicar tarifas a nações europeias que não apoiem seu objetivo de controlar a Groenlândia, justificando a medida como uma questão de segurança nacional dos Estados Unidos.

Apesar da oposição do governo francês à iniciativa de Trump, segundo a agência Reuters, a ministra dos Esportes da França, Marina Ferrari, declarou que não há intenção do país em abandonar a Copa do Mundo.

“Até agora, não há intenção por parte do ministério de boicotar essa grandiosa competição”, afirmou a ministra. “Não vou antecipar eventos futuros, mas ouvi opiniões diversas dentro de blocos políticos. Eu acredito na separação entre esporte e política. A Copa do Mundo é um momento muito especial para quem ama o esporte”, completou Marina Ferrari.

A Copa do Mundo de 2026 será a primeira edição a ser realizada em três países e contará com 48 seleções. O torneio terá início em 11 de junho, na Cidade do México, capital do México.

Futebol no Brasil

Em 2027, o Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina da Fifa, principal pauta da conversa entre Lula e Infantino desta segunda-feira. A expectativa da Fifa é que cerca de 3 milhões de fãs de futebol de todo o mundo compareçam ao evento.

Infantino afirmou que tudo está preparado no Brasil e que o torneio pretende promover o futebol feminino e apoiar causas femininas importantes, como o combate à violência e ao feminicídio. “Vamos focar na educação sobre esse tema”, declarou.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, revelou ainda que o Brasil está planejando candidatar-se para sediar o Mundial de Clubes da Fifa em 2029. “Acreditamos que o Brasil tem condições de receber essa grande competição, mas isso exige muitas negociações e ajustes, porém o país irá definitivamente apresentar sua candidatura para 2029”, afirmou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados