Mundo
Ex-vice-presidente do Panamá preso por suspeita de enriquecimento ilegal
José Gabriel Carrizo, que foi vice-presidente do Panamá durante o governo de Laurentino Cortizo (2019-2024), foi detido nesta terça-feira (27) sob a suspeita de enriquecimento ilegal. A prisão ocorreu um dia após o Ministério Público emitir uma ordem de captura, uma vez que desconhecia seu paradeiro.
Carrizo foi preso ao chegar no aeroporto internacional de Tocumen, vindo da Guatemala, onde havia participado da posse no Parlamento Centro-americano (Parlacen).
Ele foi escoltado por agentes da polícia que o algemaram e o colocaram em um carro, conforme imagens exibidas pela televisão local.
José Gabriel Carrizo declarou aos jornalistas na saída do aeroporto que prefere enfrentar a situação com dignidade e afirmou ser vítima de uma perseguição política, reafirmando sua inocência.
A Controladoria do Panamá identificou um patrimônio de cerca de 1,3 milhão de dólares (aproximadamente R$ 6,8 milhões) nas contas do ex-vice-presidente.
Ao chegar ao Panamá, Carrizo disse que soube da ordem de prisão pelos meios de comunicação. Por isso, optou por não participar da posse no Parlacen, que lhe garantiria imunidade, e retornou no primeiro voo disponível.
Além disso, José Gabriel Carrizo foi candidato à presidência nas eleições de 2024 pelo Partido Revolucionário Democrático (PRD), legenda governista na época.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login