Mundo
EUA farão grande exercício militar no Oriente Médio
Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (27) uma importante operação da Força Aérea que será realizada durante vários dias no Oriente Médio. Esta ação ocorre em meio a tensões crescentes entre Washington e Teerã após a repressão severa do Irã contra manifestantes que protestam contra o governo.
O comunicado veio um dia após o Exército americano informar que o grupo de ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln entrou na região, elevando significativamente a capacidade militar dos EUA no local.
A missão tem como objetivo demonstrar a capacidade de mobilizar, distribuir e manter o poder aéreo de combate no Oriente Médio, conforme divulgado pela unidade da Força Aérea do Comando Central, a qual supervisiona as forças americanas na área.
A data e o local específicos desse exercício não foram revelados.
Os protestos no Irã iniciaram no final de dezembro, impulsionados por dificuldades econômicas, mas rapidamente evoluíram para um grande movimento contra o regime islâmico, com manifestações intensas a partir de 8 de janeiro.
Um grupo de defesa dos direitos humanos baseado nos Estados Unidos relatou na terça-feira ter confirmado a morte de mais de 6 mil pessoas durante os protestos, investigando também mais de 17 mil possíveis vítimas.
O presidente Donald Trump havia alertado repetidas vezes o Irã de que, caso o regime reprimisse os manifestantes com violência, os Estados Unidos poderiam intervir militarmente. Ele também incentivou a população iraniana a se mobilizar contra as instituições oficiais, afirmando que “ajuda está a caminho”.
Contudo, Trump recuou e não autorizar ataques no começo deste mês, mencionando que Teerã havia suspendido mais de 800 execuções devido à pressão americana.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login