Conecte Conosco

Economia

Colômbia avalia tarifas adicionais contra Equador e rejeita aumento na taxa de transporte de petróleo

Publicado

em

O governo da Colômbia anunciou nesta terça-feira, 27, que está considerando a aplicação de tarifas sobre mais categorias de produtos vindos do Equador, no contexto de tensões comerciais crescentes. Simultaneamente, o país expressou sua desaprovação em relação à decisão do Equador de elevar em 900% a tarifa para o transporte de petróleo colombiano pelo Sistema do Oleoduto Transequatoriano.

“Estamos elaborando um novo decreto que incluirá outras mercadorias provenientes do Equador, impondo uma tarifa de 30%, com o objetivo de equilibrar o comércio entre os dois países”, declarou em entrevista coletiva em Bogotá a ministra do Comércio, Diana Morales.

Diana Morales ressaltou a disposição da Colômbia em promover um diálogo positivo com o Equador para reverter essas medidas e restabelecer uma relação de irmandade histórica entre as nações.

Recentemente, ambos os países aplicaram ações recíprocas após o presidente equatoriano, Daniel Noboa, criticar a Colômbia pela falta de reciprocidade na segurança das fronteiras binacionais, onde há atuação de grupos criminosos associados ao narcotráfico, além de um déficit comercial de mais de US$ 850 milhões em relação ao país vizinho.

O Equador elevou as tarifas em 30% para importações colombianas, e a Colômbia respondeu com a imposição de tarifas equivalentes para diversas categorias de produtos equatorianos, fato que preocupa os empresários de ambos os lados da fronteira.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados