Conecte Conosco

Mundo

Ex-primeira-dama da Coreia do Sul pega 20 meses de prisão por subornos

Publicado

em

Um juiz na Coreia do Sul condenou nesta quarta-feira (28) a ex-primeira-dama Kim Keon Hee a cumprir 20 meses de prisão por ter recebido presentes valiosos de uma seita, mas ela foi absolvida das acusações de manipulação do mercado financeiro e outros crimes.

Kim, que tem 53 anos, esteve no centro de polêmicas por um longo tempo, enfrentando acusações de má gestão, uso indevido de influência e até fraude acadêmica que marcaram o governo de seu marido, Yoon Suk Yeol.

Ambos estão presos: Yoon devido às ações durante sua tentativa falhada de instaurar lei marcial em dezembro de 2024 e suas consequências desastrosas, e Kim por corrupção.

O juiz Woo In-sung, do Tribunal Central do Distrito de Seul, considerou Kim culpada e a sentenciou a 20 meses de prisão.

As investigações revelaram que ela aceitou subornos vultosos da Igreja da Unificação, conhecida por suas práticas sectárias, incluindo uma bolsa da Chanel e um colar da Graff.

Contudo, ela foi inocentada das acusações relacionadas à manipulação do mercado de ações e infrações nas leis de financiamento eleitoral na Coreia do Sul.

O Ministério Público, por sua vez, havia pedido uma pena bem mais severa, de 15 anos.

O juiz ressaltou que a ligação próxima de Kim com o presidente proporcionou-lhe uma influência notável, da qual ela tirou vantagem.

Kim esteve presente na leitura da sentença. Em dezembro, os promotores haviam declarado que Kim se colocou acima da lei, conspirando com a Igreja da Unificação para enfraquecer a separação estabelecida entre religião e Estado pela Constituição.

Kim negou todas as acusações, e em seu depoimento final no mês passado, afirmou que as acusações eram injustas, profunda e completamente. Apesar disso, pediu desculpas por ter causado problemas, apesar de se considerar uma pessoa sem relevância.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados