Economia
TikTok fecha acordo para evitar processo por dependência em redes sociais
Uma semana após o Snapchat, o TikTok também formalizou um acordo para encerrar um processo judicial nos Estados Unidos que envolve as principais empresas de tecnologia acusadas de criar aplicativos que causam dependência em jovens usuários, segundo diversos advogados consultados pela AFP.
O acordo, mantido em sigilo, entre a ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, e a parte demandante foi comunicado ao juiz no início do julgamento realizado na terça-feira (27) em Los Angeles, conforme documentos obtidos pela AFP.
Com esses acordos, que podem incluir termos financeiros confidenciais, apenas a Meta (proprietária do Instagram e Facebook) e a Alphabet (responsável pelo YouTube) permanecem como partes envolvidas neste processo inicial e amplamente aguardado.
As empresas que não fecharam acordo enfrentam a ação de uma jovem californiana de 19 anos, identificada nas partes do processo como K.G.M., cuja ação foi escolhida para representar diversas denúncias contra essas grandes corporações no país.
Elas são acusadas de desenvolver intencionalmente os algoritmos de recomendação de conteúdo personalizado em seus aplicativos com o objetivo de aumentar o tempo que os usuários passam neles.
O julgamento, realizado em um tribunal da Califórnia, começou na terça-feira com a seleção do júri popular e deve continuar até sexta-feira, com as deliberações previstas para a próxima semana.
Até o momento, as grandes empresas de tecnologia tinham evitado processos judiciais similares com base em uma legislação que as protege de responsabilidade pelo conteúdo postado em suas plataformas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login