Conecte Conosco

Centro-Oeste

Polícia prende grupo que fingia ser policial para extorquir pessoas

Publicado

em

A Polícia Civil do Distrito Federal realizou nesta quarta-feira (28) uma operação para prender um grupo suspeito de extorquir pessoas usando fraude psicológica. A ação, feita pela 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural) com apoio da Polícia Civil de São Paulo, cumpriu três mandados de prisão temporária, quatro de busca e apreensão, e bloqueou mais de R$ 250 mil dos investigados.

Os suspeitos fingiam ser policiais civis e usavam o nome da 8ª DP para contatar vítimas por telefone e aplicativos de mensagens. Com discursos técnicos e termos jurídicos, diziam que havia uma investigação policial, tentando assustar e enganar as pessoas.

Sequestro psicológico e exigência de dinheiro

Durante vários dias, as vítimas ficaram sob forte controle psicológico. Os criminosos diziam que não podiam falar com advogados, familiares ou autoridades, alegando que isso poderia causar prisão. Isso é chamado de sequestro psicológico, que caracteriza o crime de extorsão.

Os criminosos exigiam dinheiro, dizendo que era para cumprir medidas falsas. As vítimas eram pressionadas a fazer transferências bancárias, principalmente pelo PIX, para contas indicadas pelos golpistas, usando desculpas como “regularização” ou “garantia”.

Lavagem de dinheiro e organização do grupo

As investigações mostraram que o dinheiro era movimentado em contas de pessoas e empresas falsas, sugerindo lavagem de dinheiro. Os dados também indicam que o grupo era organizado, com divisão de tarefas e uso de tecnologia para agir.

A Polícia Civil investiga crimes de extorsão, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A investigação continua para encontrar outras vítimas e envolvidos. A corporação alerta que nenhuma unidade policial pede dinheiro e orienta que casos assim sejam denunciados imediatamente.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados