Mundo
Mina de ouro desaba e 13 morrem no Sudão
Um desabamento parcial em uma mina de ouro no Sudão resultou na morte de 13 trabalhadores e deixou seis feridos, segundo informou nesta quarta-feira (28) a companhia nacional de mineração.
O acidente ocorreu na última sexta-feira em algumas galerias abandonadas da mina de Um Fakrun, localizada no leste da região de Kordofan do Sul, de acordo com comunicado da Mineral Resources Company (SMRC).
Desde o início do conflito, em abril de 2023, entre o Exército sudanês e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR), ambas as partes têm financiado suas atividades por meio da extração de ouro.
O comunicado esclareceu que “as galerias de mineração estavam fechadas e abandonadas, mas algumas pessoas entraram e trabalhavam de forma ilegal no local”.
O Sudão está entre os principais produtores de ouro na África, porém as autoridades ressaltam que grande parte do ouro acaba sendo contrabandeado e exportado rumo ao Chade, Sudão do Sul e Egito, até alcançar os Emirados Árabes Unidos, que é o segundo maior exportador mundial do metal precioso.
A maior parte do ouro sudanês provém de mineradoras artesanais e de pequeno porte, como na mina de Um Fakrun, onde não existem medidas de segurança adequadas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login