Notícias Recentes
CNJ rejeita pedido para investigar ligação de Toffoli com resort Tayayá
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu rejeitar o requerimento feito por um parlamentar para investigar uma possível conexão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, com o resort Tayayá.
O pedido, apresentado pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) e enviado à Corregedoria Nacional da Justiça, solicitava a abertura de uma apuração sobre uma provável infração disciplinar envolvendo Dias Toffoli. A ação foi motivada pela venda do resort Tayayá pelos irmãos do ministro para um fundo associado ao cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, Fabiano Zettel.
O corregedor, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell, determinou o arquivamento do pedido, justificando que o CNJ não possui competência para investigar membros do STF, caracterizando o pedido como inválido desde a origem. O CNJ informou também que o processo está sob sigilo.
Ubiratan Sanderson direcionou um pedido semelhante à Procuradoria-Geral da República (PGR), porém o procurador-geral Paulo Gonet também arquivou essas solicitações recentemente.
Na decisão, Paulo Gonet destacou que os fatos já estão sendo analisados no STF, com acompanhamento da PGR, e que não há necessidade de medidas adicionais no momento, motivando assim o arquivamento da representação.
Este desfecho acontece em um contexto de tensão e críticas públicas sobre a condução das investigações relacionadas ao Banco Master pelo ministro Dias Toffoli, gerando inquietação entre alguns membros da Suprema Corte.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login