Conecte Conosco

Notícias Recentes

Ramagem está nos EUA desde o ano passado, diz MJSP ao STF

Publicado

em

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (28) que o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi enviado ao governo dos Estados Unidos no dia 30 de dezembro do ano passado. Ainda não há um prazo definido para a análise desse pedido.

Alexandre Ramagem, que foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por sua participação em uma tentativa de golpe para anular o resultado das eleições de 2022. Após a condenação, ele deixou o Brasil e fugiu para os Estados Unidos em setembro.

Em novembro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão preventiva do ex-deputado. No mês seguinte, ordenou que a Secretaria Judiciária do STF enviasse ao MJSP os documentos necessários para formalizar o pedido de extradição.

Uma semana depois, o MJSP informou à Corte que havia solicitado ao Ministério das Relações Exteriores para enviar o processo às autoridades americanas, o que foi realizado no dia 30 de dezembro.

Ramagem teve seu mandato cassado em 18 de dezembro, no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados anulou o mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas redes sociais, Ramagem afirmou que a decisão foi tomada de forma arbitrária e acusou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de agir sob ordens de um ministro autoritário, referindo-se a Moraes.

Hugo Motta esclareceu que a decisão foi tomada em conjunto pelos líderes partidários para evitar conflitos e tensões institucionais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados