Conecte Conosco

Mundo

Trump suspende agentes de imigração após tiroteio em Minneapolis

Publicado

em

O governo do presidente Donald Trump informou nesta quarta-feira (28) que dois agentes de imigração foram suspensos por estarem envolvidos em um tiroteio fatal contra um civil em Minneapolis. Apesar de ter prometido reduzir as tensões, o presidente criticou o prefeito da cidade após o incidente.

Minneapolis, maior cidade do estado de Minnesota, foi abalada pela morte de Alex Pretti, de 37 anos, no sábado, que foi baleado por agentes da Patrulha de Fronteira (CBP). Isso ocorreu dias após Renee Good, uma americana da mesma idade, ter sido morta por policiais de imigração (ICE) em 7 de janeiro.

A Patrulha de Fronteira confirmou que os dois agentes envolvidos no disparo estão suspensos desde o dia do ocorrido, uma medida padrão segundo um porta-voz à AFP. De acordo com o jornal The New York Times, foram efetuados dez disparos contra a vítima enquanto vários agentes tentavam contê-la.

Na terça-feira, Trump declarou sua intenção de acalmar a situação, mas no dia seguinte disparou contra o prefeito democrata Jacob Frey, criticando sua recusa em colaborar com as autoridades federais na repressão a imigrantes ilegais.

“Isso é uma grave violação da lei”, afirmou Trump em sua plataforma Truth Social, acrescentando que Frey “está brincando com fogo”. Em resposta, o prefeito enfatizou que a função da polícia local é garantir a segurança dos cidadãos, não aplicar leis federais de imigração.

A preocupação com o ocorrido chegou até aliados internacionais, como o primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o chanceler alemão Friedrich Merz, que classificaram o nível de violência nos Estados Unidos como alarmante. O presidente da Conferência Episcopal dos EUA, Paul Coakley, lamentou o ambiente de medo e polarização que ignora a dignidade humana.

A operação em Minnesota está relacionada a uma investigação sobre corrupção envolvendo imigrantes somalis. Trump frequentemente critica a congressista democrata de origem somali Ilhan Omar, que recentemente foi alvo de um ataque com uma seringa contendo um líquido desagradável, incidente que está sendo investigado pelo FBI.

Omar saiu ilesa do ataque e continuou seu discurso, pedindo o fim da polícia migratória e a renúncia da secretária de Segurança Nacional, Kristi Noem, responsável pela supervisão do ICE e CBP.

Apesar dos esforços declarados para acalmar os ânimos, as declarações de Trump contrastam com essa abordagem. O conselheiro presidencial Stephen Miller afirmou que analisam as razões para possíveis falhas no protocolo da CBP.

Vídeos analisados mostram que a vítima, que portava uma arma legalmente e não a sacou, não representava uma ameaça direta aos agentes. Atualmente, Tom Homan coordena a ofensiva anti-imigração em Minneapolis após a saída de Gregory Bovino da chefia da CBP.

Na comunidade local, os moradores se preparam para possíveis novas operações policiais. Dylan Alverson, dono de um café, expressou sua tristeza dizendo que a violência fez com que a vida da população da cidade mudasse drasticamente, ao ponto de não serem mais os mesmos de antes, e por isso oferece refeições gratuitas para quem precisar.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados