Conecte Conosco

Notícias Recentes

Kajuru anuncia saída da política após diagnóstico de Parkinson

Publicado

em

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) confirmou que não irá concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, opção que estava considerando, e declarou que deixará sua carreira política. O parlamentar ressaltou que dará prioridade à sua saúde, em vez de seguir o desejo do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O anúncio foi feito em entrevista ao jornal goiano O Popular, na segunda-feira (26).

Kajuru informou que recebeu o diagnóstico de Parkinson em dezembro do ano anterior. Ele ainda não havia divulgado a doença publicamente, mas já iniciou o tratamento necessário.

O senador chegou a cogitar uma candidatura à Câmara dos Deputados por São Paulo nas eleições deste ano, a pedido do PSB, a partir de conversas com o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, também do partido. No entanto, ele afirmou que essa não era sua vontade e que, caso seguisse na política, concorreria por Goiás.

Apesar de reconhecer sua boa aceitação em São Paulo e de ser natural do estado, Kajuru declarou que perdeu o interesse pela política. Ele também anunciou que comunicará formalmente sua decisão ao partido ainda esta semana.

Em 2024, o senador criticou a baixa frequência de atividades no Congresso Nacional e apontou que os trabalhos no Senado estavam sendo prejudicados pela escassez de sessões deliberativas.

Kajuru também destacou que eventos como a Cúpula dos Parlamentares do G20 (P-20), realizada entre 6 e 8 de novembro, atrapalhariam os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, que ele presidia.

No ano de 2025, o parlamentar chegou a se afastar do Senado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, incluindo insônia, depressão, fraqueza muscular e pólipos no intestino. Diabético, Kajuru está no Congresso Nacional desde 2019, mesmo ano em que passou por cirurgia para remover um tumor no pâncreas.

Antes de ser senador, Kajuru foi eleito vereador de Goiânia, conquistando o título de mais votado da história da cidade. Em 2018, conseguiu se eleger senador por Goiás com mais de 1,5 milhão de votos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados